sábado, 6 de abril de 2013

Novo Fusion 2013 2.5 Flex




Ele não corre tanto quanto os dois modelos pilotados por Nelson Piquet e Nigel Mansell, nos vídeos feitos pela Ford para a internet. Neles, os dois ex-pilotos disputam retas e curvas do circuito Velopark, no Rio Grande do Sul, ao volante do Fusion Ecoboost 2.0, um carro de 240 cavalos e R$ 112.990. Mas, se não faz 0 a 100 km/h em 7,7 segundos (como o Ecoboost), o Fusion 2.5 tem seus trunfos. Para começar, o motor é flex. Além disso, custa R$ 92.990, ou R$ 20 mil a menos que o modelo top de linha.
A nova versão chega bem equipada. O único opcional é o teto solar, por R$ 4 mil. Basicamente, em relação à Titanium Ecoboost, só não tem botão de partida, tração integral, saída dupla de escape e rodas aro 18. Mas o fato é que sobra muita coisa para enfrentar concorrentes do porte de VW Jetta TSI, Hyundai Sonata, Kia Optima e Peugeot 508 (o Chevrolet Malibu deve engrossar essa lista no segundo semestre).


Para começar, o estilo une modernidade e uma certa agressividade. O sedã com jeitão de cupê e dianteira de Aston Martin agrada visualmente. O modelo tem até uma grade móvel localizada atrás da grade frontal, para melhorar a aerodinâmica. Em uso urbano ou baixa velocidade, a grade fica aberta, para não atrapalhar na refrigeração. Em alta velocidade, ela fecha, para melhorar a fluidez de ar pela carroceria.



Você entra no carro e encontra praticamente tudo o que sempre almejou em um automóvel nessa faixa de preço. A lista inclui bancos de couro com ajustes elétricos e memória, câmera de ré, oito airbags (incluindo os de joelhos para motorista e passageiro), sistema multimídia (Sync) com comando de voz, tela touch de oito polegadas, GPS, etc.
O carro roda macio e silenciosamente. Na calibração para o Brasil, a Ford procurou um meio termo entre o ajuste do modelo feito para os EUA e do que anda na Europa. Absorve bem irregularidades, é confortável e mostrou boa estabilidade. O único problema é que a frente continua raspando no chão, como nos modelos anteriores. Além disso, durante os testes, a suspensão dianteira da unidade avaliada manifestou alguns ruídos incomuns para um carro tão novo. Outra coisa que não agrada são os espelhos externos, que têm uma parte convexa no canto superior. O jogo de espelhos acaba mais atrapalhando do que ajudando.


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