quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dicas de pneus para Carros Customizados

O pneu de um veículo é um item fundamental em seu conforto e segurança, além do seu uso tradicional ele também pode ser escolhido para alguma função específica em casos de carros customizados.
E as situações de pneus para carros customizados são diversas, para um carro com motor preparado, por exemplo, a tendência é que se escolha um pneu que suporte maior velocidade, que normalmente é indicado na última letra após a sua medida. Essas letras vão do código N, que aguenta no máximo 140km por hora, até o código Y, que suporta a velocidade de 300km por hora.
Por isso, aumentando a potência do seu carro não se esqueça de readaptar todos os itens de segurança, um dele é o pneu que suporte mais velocidade, evitando que estoure e você acabe capotando, colocando a sua vida e de outras em risco.
Mesmo para os mais experientes e para os que aceleram em pistas seguras, própria para corridas e arrancadas, sabe também que para cada situação haverá um pneu apropriado para atingir uma grande velocidade, mas com segurança.
Voltando para as ruas, mas olhando por outro ângulo, podemos também comentar sobre outro tipo de customização que vem crescendo a cada dia, a dos carros rebaixados. Os pneus para estes casos também precisam de uma atenção especial, não pelo aumento de potência do motor, mas sim pelos riscos que corre ao raspar nos para-lamas ou ainda pelo perigo de estourarem em nossas vias más conservadas.
O estilo dos carros rebaixados vêm acompanhados da altura do pneu (perfil), quanto mais baixo melhor! Normalmente, esses pneus de aro 17 pra cima são apelidados de “fita isolante”, por apresentarem uma pequena distância entre a roda e o solo, por isso, a preocupação neste caso não seria a velocidade suportada, mas sim a durabilidade.
No entanto, a durabilidade é uma questão diferenciada entre o mundo das “pistas” e das “ruas”. Para corridas ou arrancadas em autódromos a velocidade vem em primeiro plano, o ideal é que seu “grip” seja satisfatório para a ocasião, atingindo velocidade máxima. Já para as ruas, mesmo que o carro atinja uma grande velocidade o proprietário tem que se atentar a todas as informações técnicas do pneu a fim de garantir a segurança dele e de outros motoristas.

Foto: Matéria (AutoCustom)

durabilidade do pneu (Treadwear) também é informada em sua lateral, variando de 60 a 600, quanto maior o número maior a vida útil do produto. Claro, se usado adequadamente, lembrando que este número não serve para pistas de corridas com pavimentações diferentes das governamentais.
Para os carros rebaixados, a tendência então é que se escolha um pneu que alcance pouca velocidade, mas que tenha uma grande durabilidade. Isso vale também para os carros customizados em qualquer estilo. Definindo em qual situação ele será utilizado, verifique todas as informações contidas nas laterais e consulte tabelas que o ajudarão a escolher o melhor pneu para o seu caso.
Depois de um tempo, fique de olho ao desgaste dos pneus, para saber quando é a hora de trocá-los observe entre as suas ranhuras, existem pequenos quadrados que informam que a vida útil do pneu está chegando ao fim. Se puder, troque-os o quanto antes.
Ainda existem outras dicas essenciais, como: sempre consultar o alinhamento e balanceamento dos pneus, para evitar desgaste irregular e desconforto, mas ainda buscar empresas sérias, e se estiverem com promoções, melhor ainda. 


Fonte: AutoCustom.com.br


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